BMW Série 8 será apresentado a 15 de Junho
BMW Série 8 será apresentado a 15 de Junho
BMW Série 8 será apresentado a 15 de Junho
BMW Série 8 será apresentado a 15 de Junho
BMW Série 8 será apresentado a 15 de Junho
BMW Série 8 será apresentado a 15 de Junho
BMW Série 8 será apresentado a 15 de Junho
BMW Série 8 será apresentado a 15 de Junho
BMW abandona pela primeira vez os mostradores circulares

Se o "design" exterior dos modelos das marcas "premium" tem andado, nos últimos anos, mais ou menos congelado, apenas com evoluções sobre evoluções, os interiores estão a passar por uma fase de revolução que parece anunciar uma nova era no mundo automóvel: aquela em que a tecnologia fará com que o elemento de sedução para a compra de um carro esteja mais dentro do habitáculo que nas formas exteriores!

Já tínhamos visto isso com o interior dos novos Audi A8 e A6, com três ecrãs digitais de grandes dimensões, e o Mercedes Classe A, com o sistema MBUX vem, definitivamente, marcar um ponto de viragem. A BMW não quer ficar para trás e mostrou a sua interpretação do que serão os painéis de instrumentos num futuro próximo em que a nota de maior destaque é um corte radical com algo que dura quase tanto como… a história do automóvel: o fim da instrumentação redonda!

E não é de futurismo que estamos a falar, pois este painel totalmente digital deverá ser estreado já no novo Série 8 (ver galeria) que será desvendado no próximo dia 15 de Junho, na véspera da partida das 24 Horas de Le Mans! Mas também o novo Série 3, esperado mais para o final do ano, já deverá contar com um painel de instrumentos deste tipo, em que desaparecem os círculos com os ponteiros da velocidade e do conta-rotações para se ganhar este visual futurista e totalmente digital.

É verdade que continuaremos a ter os ponteiros brancos sobre fundos negros, mas nos cantos de mostradores mais angulosos, deixando o centro bem livre para inúmeras outras informações. Pode ser a velocidade em formato digital, o mapa da navegação ou muitas outras informações, já que o painel de instrumentos se torna totalmente personalizável. E ganha cores próprias, em função do modo de condução escolhido.

Para a marca de Munique, esta é uma autêntica revolução. Porque painéis digitais é coisa que já existem em vários modelos mas, mesmo aí, sempre com velocímetro e conta-rotações redondos, até simulando o debruado cromado. Inclusive no desportivo i8… A partir do Série 8 tudo será diferente e logo veremos se, ao novo painel de instrumentos, corresponderá um novo ecrã central com mais funções interactivas que elevem a experiência de condução!

Em destaque